Passar para o conteúdo principal
Imagem identificadora do Inov@U

Apoio a Sabáticas no Estrangeiro

O Inov@U pretende financiar parcialmente períodos sabáticos no estrangeiro, desde que incluam um programa de atualização pedagógica no seu plano de trabalhos.

Serão lançados concursos para a atribuição de bolsas para financiamento de licenças sabáticas no estrangeiro. A condição para a atribuição deste apoio reside na obrigatoriedade de existir um programa de atualização pedagógica no plano de trabalhos da licença. A estada na instituição de destino tem também de ter uma duração semestral, não sendo consideradas estadas de curta duração. Considera-se que estadas com duração menor podem ser financiadas através dos programas de mobilidade Erasmus para docentes.

A avaliação destas candidaturas deve ter em conta a análise de uma carta de motivação. Deve também constar da documentação de candidatura uma descrição detalhada do plano de atualização pedagógica a desenvolver durante o período sabático. A candidatura deve incluir uma descrição da experiência da entidade de destino, em termos de formação e inovação pedagógica, e uma identificação das atividades nas quais o docente candidato se pretende envolver. Deve ainda incluir uma declaração da entidade de acolhimento, confirmando o enquadramento do candidato nas atividades de desenvolvimento pedagógico durante o período de estada.

Este financiamento pode ser atribuído apenas a docentes que tenham vínculo contratual de carreira com uma das IES do consórcio. O valor máximo do financiamento a atribuir por docente é de 5.000 Euros. 

Em janeiro de 2025 será tornado público o regulamento de atribuição destes apoios e será divulgado o mecanismo através do qual estas candidaturas podem ser submetidas.