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Comunidades de Prática

As Comunidades de Prática podem desempenhar um papel de relevo na promoção da inovação pedagógica, fornecendo um espaço para a colaboração, aprendizagem entre pares e o desenvolvimento profissional contínuo.

As Comunidades de Prática são constituídas por grupos de docentes que partilham o mesmo interesse em aprofundar e melhorar a aplicação de uma determinada metodologia pedagógica e que se reúnem regularmente para discutir ideias, partilhar práticas e aprender uns com os outros. Estas comunidades são caracterizadas por interações informais e um comprometimento mútuo com a melhoria contínua.

A criação das Comunidades de Prática do Inov@U é efetuada por duas vias complementares. No instante em que o Inov@U inicia as suas atividades, será sugerida a criação de um conjunto de comunidades. Será nessa altura explicitado o âmbito da sua atuação e será aberto um período para os docentes das IES do consórcio poderem enviar a sua intenção de integrar uma dessas equipas. Depois, e no início de cada um dos anos civis,  será aberto um período ao longo do qual grupos de docentes podem sugerir a criação de novas Comunidades de Prática. A avaliação destas propostas e a sua eventual aceitação estará a cargo do órgão de coordenação central do Inov@U, uma vez ouvida a Comissão de Acompanhamento e Aconselhamento.

A criação de Comunidades de Prática será acompanhada por um financiamento que tornará possível a dinamização das necessárias ações de partilha e experimentação. Será também prevista verba para a realização de um seminário inicial, centrado na metodologia/prática que enquadra a comunidade. Nesse seminário, deverá ser convidado a participar um perito (nacional ou estrangeiro) com experiência confirmada na área de interesse da comunidade. 

Cada Comunidade de Prática deverá integrar elementos de todas as IES do consórcio.