Equipas de Apoio
As equipas de apoio que se consideram essenciais para enquadrar o funcionamento do Centro de Excelência de Inovação Pedagógica de Lisboa incluem necessariamente uma equipa de “instructional designers” e uma outra de “educational technologists”.
Equipa de "instructional designers"
O desenho e a produção de novos materiais pedagógicos requerem geralmente o apoio de especialistas em “design instrucional”. Na preparação de manuais, apresentações, material audiovisual, simulações e mesmo atividades práticas, o contributo do designer instrucional é importante para garantir a relevância dos conteúdos, a adequação do seu formato e o correto alinhamento com os objetivos de aprendizagem enunciados. O contributo destes especialistas pode também ser relevante quando se pretendem integrar tecnologias educativas e ferramentas interativas no desenho das unidades curriculares.
Para apoiar os docentes das IES do consórcio no seu processo de inovação e na criação de novos materiais pedagógicos, será criada uma equipa de apoio com “designers instrucionais”. Esta contará com o apoio e envolvimento direto de docentes das IES parceiras que sejam especializados nesta matéria e que asseguram o correto enquadramento de todas as atividades e a liderança técnica e científica da equipa. Tendo em conta as necessidades já atualmente sentidas, considera-se necessário aumentar a capacidade de resposta da equipa com a contratação de serviços externos.
Será brevemente incluído um apontador para o formulário, através do qual deverá ser formalizado o pedido de apoio.
Equipa de "educational technologists"
Quando se pretende incrementar a utilização da componente digital no processo de inovação pedagógica, o papel dos “tecnólogos educacionais” assume especial relevo. O contributo destes profissionais é importante no que respeita ao apoio que podem prestar aos docentes na área da utilização de soluções tecnológicas nos processos de ensino-aprendizagem. Podem auxiliar no desenho e implementação de ambientes virtuais de aprendizagem, na gestão e configuração de conteúdos a disponibilizar nos sistemas de gestão de aprendizagem (Learning Management Systems) e facilitar a introdução de ferramentas tecnológicas nos processos de ensino-aprendizagem.
Para apoiar os docentes das IES do consórcio no processo de integração de ferramentas tecnológicas e digitais na sua prática letiva e nos processos de inovação pedagógica, será criada uma equipa de apoio com “tecnólogos educacionais”. Tal como no caso da equipa de “instructional designers”, esta contará com o apoio e envolvimento direto de docentes das IES parceiras, especializados nesta matéria e que asseguram o correto enquadramento de todas as atividades e a liderança técnica e científica da equipa. Tendo em conta as necessidades já atualmente sentidas, considera-se necessário aumentar a capacidade de resposta da equipa com a contratação de serviços externos.
Será brevemente incluído um apontador para o formulário, através do qual deverá ser formalizado o pedido de apoio.