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Formação Pedagógica

Os parceiros do Inov@U, cientes da necessidade de proporcionar oportunidades de discussão e formação pedagógica para os seus docentes, promovem um conjunto de ações de formação gratuita com o objetivo de desenvolver conhecimentos e competências pedagógicos.

O Inov@U conta para esta atividade com o contributo de uma equipa muito diversificada e altamente qualificada. Encontram-se envolvidos os especialistas em pedagogia no ensino superior e todos os que nos anos recentes têm estado diretamente envolvidos na organização de atividades de desenvolvimento profissional para docentes e na dinamização da oferta de ciclos de formação pedagógica.

Nas várias IES do consórcio existem ciclos de formação pedagógica. A partir da criação do Centro de Excelência e Inovação Pedagógica de Lisboa, a participação em todas as formações será aberta a docentes de todas as Escolas do consórcio.

O portfólio das formações pedagógicas oferecidas pela ULisboa foi recentemente enriquecido graças ao financiamento assegurado através do programa de Promoção de Sucesso e de Redução de Abandono no Ensino Superior. Na ULisboa, as formações pedagógicas para docentes são organizadas maioritariamente ao nível dos serviços centrais da Reitoria. No entanto, há uma gama variada de formações que está a ser organizada e oferecida diretamente pelas unidades orgânicas da ULisboa, em especial pelas Escolas de maior dimensão. Tendo em conta a variedade de formações pedagógicas já existentes na ULisboa, o Inov@U privilegiará a criação de ciclos de formação pedagógica nas restantes IES do consórcio.

Nos anos mais recentes, muitas são as formações que têm como foco a exploração e a utilização eficaz de novas tecnologias digitais no processo de ensino-aprendizagem. Durante o período pandémico, o recurso a estes meios tecnológicos foi verdadeiramente essencial e foi necessário desenvolver um esforço grande para apetrechar os docentes com as ferramentas digitais necessárias para possibilitar aquilo que foi designado na altura como “Ensino Remoto de Emergência”. Finda a pandemia, ficou a evidência de que as tecnologias digitais podem e devem ser utilizadas como uma ferramenta pedagógica que pode promover a eficácia dos processos de ensino-aprendizagem. A perceção deste facto tem provocado uma procura muito assinalável de formações nesta área. A este interesse, as IES do consórcio têm tentado responder com o incremento do número e variedade de formações nesta área.

O incremento da componente digital nos processos de ensino-aprendizagem requer, na grande generalidade dos casos, a utilização de software atual. Por forma a assegurar que essas ferramentas digitais são acessíveis a todos os docentes e estudantes das IES do consórcio, será necessário promover a aquisição de licenças de campus. Esta será uma das preocupações das equipas do Inov@U.

As ações de formação podem ocorrer ao longo de todo o ano, ainda que se concentrem de forma mais notória nos períodos não letivos.