Formação Pedagógica para Docentes em Início de Carreira
A existência de formação pedagógica para docentes em início de carreira é um dos aspectos considerados como essenciais pelas instituições que há mais tempo estão envolvidas em programas de promoção da excelência e inovação pedagógica.
Os docentes em início de carreira enfrentam inúmeros desafios. Desde logo, o seu papel enquanto docente do Ensino Superior, a que se sucede um conjunto de dúvidas em torno da prática pedagógica. Trata-se de uma fase acompanhada por alguma insegurança, incerteza e, não raro, alguma ansiedade. Na maioria dos casos, o docente não tem conhecimentos pedagógicos que o preparem para enfrentar os desafios do ensino.
A ULisboa lançou, recentemente, um programa destinado a docentes e investigadores com pouca experiência docente. Este programa assenta em 4 pilares para o Ensino: Planear, Envolver, Transmitir e Avaliar. Pretende-se que esta experiência possa ser generalizada às restantes IES do consórcio. No caso da ULisboa, este programa continuará a ser oferecido no início de cada ano letivo e espera-se que continue a assegurar o seu financiamento através do programa de “Promoção de Sucesso e Redução de Abandono Escolar no Ensino Superior".
O IPL está a implementar um Programa de formação pedagógica para professores, com prioridade aos que lecionam ao 1º ano (formação entre pares). Para tal, criou uma plataforma de promoção e partilha de práticas pedagógicas ativas e inovadoras.
A ESEL pretende, através desta atividade, iniciar um programa de formação para docentes em início de carreira. O lançamento desta formação é neste caso muito relevante, tendo em conta que esta instituição está a iniciar um processo de renovação de equipas associado a um grande número de aposentações que se registarão no futuro próximo. Para o lançamento desta iniciativa, a ESEL recolherá aconselhamento por parte das IES parceiras que já têm experiência na formação de docentes em início de carreira.
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